Agnes nasceu em 1422, e assim como outras jovens quando completou 15 anos foi mandada para uma corte para terminar sua educação e aprender a viver na sociedade. Ela foi parar na corte mais refinada e culta da época, onde foi preparada para se tornar dama de companhia da rainha consorte de Nápoles, a Isabel da Lorena. E foi lá que conheceu o rei Charles VII que encantado por sua beleza transferiu seus serviços para sua própria esposa Maria de Anjou e em 1444 eles começaram a ter um caso.
Ter amantes era uma pratica comum porém era algo “discreto”, E pela primeira vez na história, tomado pela beleza e inteligência de Agnes, Charles decidiu criar um titulo oficial para Agnes como sua amante. O que significava que agora ela tinha os mesmo benefícios que um conselheiro, como ter um certo grau de autoridade, receber uma renda anual e ser tratada com respeito.
Dizem que ela teve um papel muito importante para a França, aparentemente ela ajudava Charles em algumas decisões e sugeria certos conselheiros que ela sabia que seriam capazes de auxiliar ele com os ataques que vinham ocorrendo no país.
Ela era uma mulher a frente de seu tempo. Ousada e com um “cargo” politico incomum para a época. Isso refletiu na forma como ela se vestia, podendo pagar para acompanhar tendências e estilos mais elaborados, adotou aos decotes escandalosamente baixos e encomendou vestidos sob medida para expor seus seios em uma moda que contava com uma abertura frontal. Ela era o auge da moda Francesa e o ideal de beleza para a época, as mulheres começaram a imita-la.
Muitas mudanças polemicas para contexto da época causou indignações e ódio. Quando ela foi usada como modelo na pintura da Virgem Amamentando seu filho, chocou muitas pessoas pelo fato de seus seios e mamilos estarem a amostra através da abertura no vestido, essa indignação partiu dos homens da igreja que acharam o desenho totalmente inadequado e começaram uma campanha de difamação contra Agnes.
A questão é, esse estilo de pintura chamado de madonna Lactante era bem popular para o aquele tempo, o que sugere que a polêmica do seio na verdade servia como disfarce pelo ódio desse espécie de poder que Agnes tinha sobre o rei.
Agnes morreu aos 28 anos, gravida de seu quarto filho com Charles e acredita-se que a causa da morte tenha sido envenenamento.
Agnes utilizou dessa tendência que colocava o corpo feminino através da moda em destaque, refletindo toda a sua essência e impondo sua presença em uma sociedade predominantemente dominado pelos homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário